Diálogo produtivo com a escola pública

Reinaldo Bulgarelli,

Educador, sócio-diretor e professor

Reinaldo Bulgarelli é educador, sócio-diretor da Txai Consultoria e Educação e professor na FGV, FDC, FIA, UNICAMP, Sustentare, entre outras escolas. A Txai trabalha com os temas do desenvolvimento sustentável, sobretudo responsabilidade social empresarial, ética, direitos humanos, valorização da diversidade, investimento social privado e voluntariado empresarial. Reinaldo é autor do livro “Diversos somos Todos – valorização, promoção e gestão da diversidade nas organizações”.

Qual a sua avaliação sobre os objetivos e os resultados do Programa Educação pela Cultura?

O Instituto Alpargatas criou uma referência importante para todos os que querem contribuir com a melhoria da qualidade da educação. Em termos de objetivos e resultados alcançados, é impressionante como trabalhar a questão cultural faz as crianças e os adolescentes se sentir parte de uma comunidade que possui uma história e, portanto, ter perspectivas de futuro. Nos depoimentos, os alunos demonstram esse senso de pertencimento, o que lhes confere também o protagonismo a partir do conhecimento das pessoas que fazem parte da história da comunidade.

Qual a importância do investimento privado para a melhoria das políticas públicas de educação do país?

O investimento social privado pode fazer toda a diferença quando está a serviço das políticas públicasde educação. Mas apenas aportar recursos não basta. É preciso contribuir com conhecimento, capacidade de articulação política e promoção de encontros. O IA dialoga com diferentes setores da sociedade, comprometido com a promoção dos direitos da criança e do adolescente,sobretudo ao acesso à educação de qualidade. Faz a diferença essa relação respeitosa, que constrói junto, que ouve e entende as demandas locais, regionais e globais.

Como uma grande empresa também ganha com essa iniciativa?

A companhia ganha em termos de imagem e reputação. Engajar-se nas questões locais e globais é essencial para que sejam empresas bem-sucedidas. E todos ganham porque o contato com a realidade local – por meio do investimento social, do envolvimento dos executivos e gestores no diálogo com diversos setores da sociedade – amplia a visão, o repertório, a possibilidade de tomar decisões melhores. Quem não conhece a comunidade na qual realiza suas atividades tende a ter prejuízos nos negócios.

Qual o papel do ia para o desenvolvimento social e educacional das comunidades onde atua?

O aporte de recursos acompanhado da capacidade de realizar alianças e parcerias é essencial porque reflete uma visão de mundo que envolve a escola, a comunidade, as famílias, as crianças e o desenvolvimento sustentável. O IA contribui na medida em que está inserido nessas comunidades e ao mesmo tempo assume desafios globais para o desenvolvimento sustentável.

De que maneira os pilares básicos do programa promovem a conquista de melhorias na educação no Brasil?

A escola, por mais qualificados que sejam os seus profissionais, precisa da participação dos pais, de voluntários e de programas sociais para dar conta das transformações que estamos vivenciando no mundo. O Programa Educação pela Cultura integra as diferentes correntes da educação. Os alunos são estimulados a articular os conteúdos a uma visão de mundo mais abrangente. Além disso, percebem-se em um contexto histórico, social, político e econômico.