Para que o Programa Educação pela Cultura dê resultados e tenha o caráter transformador no ensino, é preciso capacitar os profissionais que levam os conteúdos para a sala de aula. É justamente isso que a Trilha Cultural de Desenvolvimento promove: o treinamento dos educadores com base em sete temas de formação e carga horária de 72 horas:
Disciplina | Carga horária |
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Cultura popular e interdisciplinaridade | 8 horas |
História da cultura afro brasileira, leis específicas e o currículo escolar | 8 horas |
História da cultura índiodescendente, leis específicas e o currículo escolar | 8 horas |
Pedagogia dos projetos | 8 horas |
Elaboração de projetos didáticos | 16 horas |
Cultura popular brasileira – música e dança (teoria e prática) | 16 horas |
Brincadeiras populares e interdisciplinaridade | 8 horas |
Confira o passo a passo:
- Gestores, coordenadores e educadores culturais definem o tema e o cronograma da operacionalização do Programa;
- São definidas metas de aprendizagem e assuntos que serão abordados em cada nível escolar;
- Educadores culturais organizam práticas artísticas relacionadas aos temas das turmas;
- Com todos capacitados e preparados, é hora dos alunos terem contato com as informações e atividades;
- Gestores, coordenadores e educadores culturais definem o tema e o cronograma da operacionalização do Programa;
- Ao fim do semestre, um resumo de todo o processo e do conhecimento adquirido pelos estudantes é apresentado à comunidade, com projetos de todas as turmas envolvidas.
Após a definição da Trilha Cultural de Desenvolvimento, a aplicação das disciplinas, das atividades extracurriculares e dos projetos didáticos, ocorre o monitoramento dos profissionais envolvidos no Programa Educação pela Cultura. Por meio de visitas in loco e de reuniões periódicas, é possível analisar o andamento dos alunos e registrar a aplicação das ferramentas. Depois dessa etapa, acontece a avaliação qualitativa do programa em três fases:
- Aplicação de questionário para os diversos públicos envolvidos;
- Acompanhamento da participação dos alunos nas ações culturais e no desempenho escolar;
- Análise da frequência escolar.