Educação pela Cultura

Trilha Cultural de Desenvolvimento

Para que o Programa Educação pela Cultura dê resultados e tenha o caráter transformador no ensino, é preciso capacitar os profissionais que levam os conteúdos para a sala de aula. É justamente isso que a Trilha Cultural de Desenvolvimento promove: o treinamento dos educadores com base em sete temas de formação e carga horária de 72 horas:

Disciplina Carga horária
Cultura popular e interdisciplinaridade 8 horas
História da cultura afro brasileira, leis específicas e o currículo escolar 8 horas
História da cultura índiodescendente, leis específicas e o currículo escolar 8 horas
Pedagogia dos projetos 8 horas
Elaboração de projetos didáticos 16 horas
Cultura popular brasileira – música e dança (teoria e prática) 16 horas
Brincadeiras populares e interdisciplinaridade 8 horas

Confira o passo a passo:

  1. Gestores, coordenadores e educadores culturais definem o tema e o cronograma da operacionalização do Programa;
  2. São definidas metas de aprendizagem e assuntos que serão abordados em cada nível escolar;
  3. Educadores culturais organizam práticas artísticas relacionadas aos temas das turmas;
  4. Com todos capacitados e preparados, é hora dos alunos terem contato com as informações e atividades;
  5. Gestores, coordenadores e educadores culturais definem o tema e o cronograma da operacionalização do Programa;
  6. Ao fim do semestre, um resumo de todo o processo e do conhecimento adquirido pelos estudantes é apresentado à comunidade, com projetos de todas as turmas envolvidas.

Monitoramento e avaliação

Após a definição da Trilha Cultural de Desenvolvimento, a aplicação das disciplinas, das atividades extracurriculares e dos projetos didáticos, ocorre o monitoramento dos profissionais envolvidos no Programa Educação pela Cultura. Por meio de visitas in loco e de reuniões periódicas, é possível analisar o andamento dos alunos e registrar a aplicação das ferramentas. Depois dessa etapa, acontece a avaliação qualitativa do programa em três fases:

  • Aplicação de questionário para os diversos públicos envolvidos;
  • Acompanhamento da participação dos alunos nas ações culturais e no desempenho escolar;
  • Análise da frequência escolar.