Educação pelo Esporte

Contribuindo para a melhoria da qualidade da educação pública.

Criado em 2003, junto com a fundação do Instituto Alpargatas (IA), o Programa de Educação pelo Esporte contribui para a melhoria da qualidade da educação pública, em favor da construção da competência escolar. A estratégia de atuação se baseia na valorização e no fortalecimento da Educação Física e em uma metodologia de transferência de tecnologia de ensino.

Quatro pilares sustentam a sua implantação orgânica:

1. Desenvolvimento de Competências
Trilha de Educação – A formação, em exercício, dos professores de Educação Física e gestores das escolas envolvidas;

2. Qualificação de Espaços Escolares
Kits esportivos – A estruturação dos espaços esportivos das escolas para o desenvolvimento das aulas de educação física e dotação de recursos didático-esportivos;

3. Reconhecimento de Boas Práticas
Prêmio de Educação – Categorias Aluno Nota 10, Professor Nota 10 e Gestão Nota 10 – O reconhecimento das boas práticas protagonizadas pelos alunos, professores e gestores;

O pilar de Reconhecimento de Boas Práticas tem importância ímpar no fortalecimento de atividades exemplares desenvolvidas na escola. As categorias seguem metas e critérios diferentes: a Aluno Nota 10 incentiva jovens talentos e premia os dez melhores alunos do ensino fundamental em conceitos de desempenho de aprendizagem escolar, frequência e a melhor disciplina. A Professor Nota 10 homenageia boas práticas e avalia desde a assiduidade nas oficinas da Trilha de desenvolvimento até o desempenho docente. Já a Gestão Nota 10 reconhece a ação dos gestores sobre as propostas pedagógicas – sobretudo aquelas relativas à valorização da educação física – e avalia desempenho e pontuação nos indicadores do Programa.

4. Disseminação do Conhecimento
Seminário Nacional de Educação – O incentivo à produção e disseminação de conhecimento pela socialização das experiências exitosas, produzidas a partir de toda tecnologia ofertada pelo programa na área de educação física.

Resultados (Desde sua criação em 2003)

406 escolas beneficiadas

mais de 762 mil alunos atendidos

2.777 professores capacitados

Ações