Educação pela Cultura

Fazendo a diferença

O Instituto Alpargatas acredita que uma proposta pedagógica inovadora é o que realmente pode fazer a diferença – para o bem – quando o assunto é educação. Por isso, criou o Programa Educação pela Cultura.

O Programa fortalece a instituição de ensino ao promover educação de qualidade por meio da reformulação de conteúdos e vivências escolares, incluindo temas e aspectos que ficam de fora dos currículos escolares tradicionais. A sua proposta busca os seguintes objetivos:

  • Despertar o interesse dos alunos e valorizar a cultura nacional;
  • Desenvolver habilidades artísticas culturais;
  • Incentivar o pensamento crítico e a consciência cidadã;
  • Fortalecer a relação entre escola e comunidade;
  • Proporcionar a compreensão de valores morais e éticos;
  • Dar força à política de educação em tempo integral.

A metodologia usada é baseada em atividades interdisciplinares em horário integral. Dentro do escopo, são promovidas ações de resgate da cultura popular brasileira por meio da dança, da música e da capoeira. O estudo da história indígena e afro-brasileira são exemplos de temas abordados nas instituições de ensino que contam com a iniciativa.

O Programa incentiva o conceito de escola em tempo integral, o seu formato é ideal para as estratégias que a iniciativa acredita e promove. Isso torna possível levar os alunos ao desenvolvimento total de suas capacidades em todas as dimensões articuladas pela iniciativa. Além disso, impulsiona à reestruturação dos espaços de ensino para novas experiências e oportunidades de uso.

Do ponto de vista curricular, a configuração de educação integral resulta em maior apoio aos estudantes para otimizar o tempo de estudo e a prática da música, da dança e da capoeira. A operacionalização das disciplinas ligadas à musicalidade e às culturas indígena e afro brasileira, com métodos de pesquisa e práticas experimentais, é outro benefício adquirido com esse formato.

Resultados (Desde sua criação em 2014)

245 escolas atendidas

sendo 62 novas em 2017

52 mil alunos beneficiados

Ação